Apresentação

Bem-vindo ao LIEEB: Repositório de Livros de Educação Especial das Bibliotecas Universitárias 

A iniciativa para a criação de um repositório sobre a produção em livro da Educação Especial surgiu a partir do projeto “O estado da arte da produção acadêmica em Educação Especial no Brasil”, coordenado pelo Prof. Dr. José Geraldo Silveira Bueno, com financiamento do Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq).

A restrição ao objeto livro (físico) se justifica na medida em que outros tipos de publicação, como dissertações e teses, artigos de periódicos e trabalhos apresentados em eventos científicos, podem ser acessados por meio de mídias digitais.

Iniciado em 2015, o projeto tem por finalidade oferecer, além dos dados catalográficos dos livros, o acesso à distância sobre o conteúdo das obras. Para tanto, são disponibilizados a imagem da capa, da folha de rosto, dos dados catalográficos e do sumário (na falta deste último, apresentação ou prefácio), de modo que o pesquisador possa identificar a que se refere a obra e o que ela contém.

A organização desse repositório nasce da necessidade de reunir publicações em livro relevantes para a área da Educação Especial que se encontram dispersas em diferentes bibliotecas universitárias, cujo conteúdo só pode ser acessado presencialmente.

Outro objetivo a ser contemplado pelo repositório é possibilitar novos e variados balanços tendenciais e revisões bibliográficas sobre a produção científica, que tem se disseminado progressivamente, como mais um veículo para o crescente amadurecimento da área, na medida em que amplia as possibilidades para um tipo de publicação, até agora, pouco explorada, em razão das dificuldades de acesso aos seus conteúdos específicos.

O projeto abarcou, inicialmente, o acervo das seguintes bibliotecas universitárias: Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP), Universidade de São Paulo (USP), Universidade Federal de São Paulo (UNIFESP), Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUC-PR), Universidade Federal de Santa Catarina (UFSC), Universidade Estadual de Londrina (UEL) e Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG).

O primeiro levantamento das obras fez uso de um único descritor – “educação especial” – como critério de busca nas bibliotecas universitárias. Posteriormente, ampliou-se para um grupo de 19 palavras ou expressões como “descritores de busca”, selecionados por meio de exaustivos testes dos coordenadores do projeto, com o objetivo de contemplar todas as expressões utilizadas pelos bibliotecários para classificar e catalogar os livros da área de Educação Especial.

No presente momento, esse novo levantamento envolveu as bibliotecas da USP, PUC-SP e UFMG, com previsão de ampliação nas demais para o ano de 2024.

Por fim, pretende-se ampliar o acervo, gradativamente, para as principais bibliotecas universitárias do país, bem como atualizar regularmente o acervo já produzido.

Os coordenadores