Quem Somos
COORDENADORES
Prof. Dr. José Geraldo Silveira Bueno
Doutor pelo Programa de Pós-Graduação em Educação: História, Política, Sociedade, da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo – PUC-SP (1991). Atualmente é professor do quadro permanente da instituição e líder do Grupo de Pesquisa, certificado pelo CNPq, Processos de escolarização, desigualdades sociais e diversidade cultural, com ênfase em estudos e pesquisas sobre os processos de escolarização de alunos com deficiência.
Livros
BUENO, J. G. S. Educação especial brasileira: questões conceituais e de atualidade. São Paulo, EDUC-Editora da PUC/SP, 2011. (impresso ou e-book) https://www.pucsp.br/educ/pesquisa?termo=BUENO&campo=AUTOR
BUENO, J. G. S.; MARIN, A. M. (Org.) Excluindo sem saber. Araraquara, Junqueira & Marin, 2010. https://www.junqueiraemarin.com.br/
BUENO, J. G. S.; MUNAKATA, K.; CHIOZZINI, D. F. (Org). A escola como objeto de estudo: escola, desigualdades, diversidades. Araraquara, Junqueira & Marin, 2014. https://www.junqueiraemarin.com.br/
BUENO, J. G. S.; MENDES, G. M. L.; SANTOS, R. A. dos. (Org.) Deficiência e escolarização: novas perspectivas de análise. Araraquara, Junqueira & Marin, 2008. https://www.junqueiraemarin.com.br/
MELETTI, S. M. F.; BUENO, J. G. S. Políticas públicas, escolarização de alunos com deficiência e a pesquisa educacional. (Org.) Araraquara, Junqueira & Marin, 2013. https://www.junqueiraemarin.com.br/
Artigos em periódicos
BUENO, J. G. S.; SANTOS, N. G. As relações de classe, raça e gênero na constituição da deficiência intelectual. Educação e Realidade, vol. 46, n. 3, 2021. https://seer.ufrgs.br/index.php/educacaoerealidade/issue/view/4513
BUENO, J. G. S.; LEMHKHUL, M. de S.; GOES, R. S. de. A relação público/privado nas políticas de educação especial no período ditatorial no Brasil (1964-1985). Archivos analíticos de políticas educativas, vol. 27, 2019. https://epaa.asu.edu/index.php/epaa/article/view/4481/2255
BUENO, J. G. S.; SOUZA, S. B. A constituição do campo da educação especial expressa na Revista Brasileira de Educação Especial – RBEE (1992-2017). Revista Brasileira de Educação Especial, vol. 24, n. especial, 2018. https://www.scielo.br/j/rbee/i/2018.v24nspe/
BUENO, J. G. S.; PENNA, M. G. de O. A docência no ambiente prisional: entre a autonomia e a opressão. Etnográfica, vol. 20, n. 2, 2016. https://journals.openedition.org/etnografica/4256
CHAMBAL, L. A.; BUENO, J. G. S. A formação de professores na perspectiva da educação inclusiva em Moçambique: uma perspectiva crítica. Caderno CEDES, vol. 34, n. 93, 2014. https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/146
BUENO, J. G. S. Surdez, linguagem e cultura. Caderno CEDES, n. 46, 1998. https://www.cedes.unicamp.br/publicacoes/edicao/295
Capítulos de livros
BUENO, J. G. S.; SANTOS, N. G. A relação entre o fracasso escolar e a deficiência intelectual: do âmbito nacional ao municipal. IN: SOUZA, S. B.; FERRARI, C. C. Educação Especial: políticas, pesquisas e práticas. Belo Horizonte, Sarerê, 2022.
BUENO, J. G. S. O repositório de livros de educação especial das bibliotecas universitárias – LIEEB. In: BUENO, J. G. S.; MUNAKATA, K.; BRAGHINI, K. M. Z.; MELETTI, S. M. F.; FULAS, T. A (Org.). A produção do conhecimento no campo da educação especial. São Paulo, EDUC-Editora da PUC-SP, 2019. https://www.pucsp.br/educ/pesquisa?termo=BUENO&campo=AUTOR
BUENO, J. G. S. A pesquisa brasileira sobre educação especial: balanço tendencial das dissertações e teses brasileiras (1987-2007). In: BUENO, J. G. S.; MUNAKATA, K.; CHIOZZINI, D. F. (Org). A escola como objeto de estudo: escola, desigualdades, diversidades. Araraquara, Junqueira & Marin, 2014. h https://www.junqueiraemarin.com.br/
BUENO, J. G. S.; FERRARI, C. C. Contrapontos socioeducacionais da surdez: para além da marca da deficiência. In: GRIESER, A.; GONÇALVES, D.; MARQUES, P. R. F. O. (Org.) Acessibilidade e linguagens. Série: Cadernos Tramas da Memória, n. 3, Instituto de Estudos e Pesquisas sobre o Desenvolvimento do Estado do Ceará-INESP, 2013. file:///C:/Users/000248/Downloads/06%20%20Tramas%20da%20Mem%C3%B3ria%20%233.p df.pdf
Profa. Dra. Carla Cazelato Ferrari
Possui graduação em pedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC/SP), com habilitação em educação de deficientes da áudio-comunicação (2007), mestrado e doutorado em Educação pelo programa de Estudos Pós-Graduados em Educação: História, Política, Sociedade, da PUC/SP (2010, 2017), tendo defendido a tese: “Surdez, cultura e identidade: as trajetórias sociais na construção das identidades de indivíduos surdos”. Atualmente realiza estágio de pós-doutorado no PEPG em Educação: História, Política, Sociedade. Tem experiência na área de Educação e formação de professores, atuando principalmente nos seguintes temas: educação especial, inclusão/exclusão escolar e educação de pessoas surdas.
FERRARI, CARLA CAZELATO. Panorama das hierarquias no campo da educação de deficientes auditivos e surdos no período de 1987-2017. PRAGMATIZES- REVISTA LATINO AMERICANA DE ESTUDOS EM CULTURA, v. 12, p. 641-662, 2022. https://periodicos.uff.br/pragmatizes/article/view/51444/31162
FERRARI, C. C.; ALBUQUERQUE-SILVA, C. . O ensino de matemática para surdos nos periódicos especializados: balanço tendencial da produção acadêmico-profissional (1974-2020). CADERNOS DE PÓS-GRADUAÇÃO, v. 21, p. 68-81, 2022. https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/20935/9718
BUENO, J. G. S. ; SILVA, A. P. F. ; FERRARI, CARLA CAZELATO . O Trabalho pedagógico com alunos com deficiência auditiva. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO BÁSICA, v. 1, p. 1-17, 2021. https://rbeducacaobasica.com.br/o-trabalho-pedagogico-com-alunos-com-deficiencia-auditiva/
FERRARI, CARLA CAZELATO. OS AGRUPAMENTOS DE JOVENS E ADULTOS SURDOS. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 795-798, 2016. https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1471-3802.12335
FERRARI, CARLA CAZELATO. AS PESQUISAS SOBRE A PRÁTICA DE ENSINO DE SURDOS. Journal of Research in Special Educational Needs, v. 16, p. 167-171, 2016. https://nasenjournals.onlinelibrary.wiley.com/doi/full/10.1111/1471-3802.12279
BUENO, J. G. S. ; FERRARI, C. C. . Contrapontos Socioeducacionais da surdez: Para além da Marca da Deficiência. Cadernos Tramas da Memória, v. 1, p. 41-73, 2013. https://www.researchgate.net/publication/325426432_Contrapontos_socioeducacionais_da_surdez_para_alem_da_marca_da_deficiencia
SOUZA, Sirleine Brandão de; CAZELATO, Carla Ferrari. (Org.). Educação Especial: políticas, pesquisas e práticas. Belo Horizonte: Sarerê, 2022, v. 01. PDF
Profa. Ma. Corina de Albuquerque e Silva
Mestre e doutoranda em Educação pelo Programa de Estudos Pós-graduados em Educação: História, Política, Sociedade (EHPS) da Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (PUC-SP). Atua como secretária da Representação Discente do programa, trabalhando na elaboração de conteúdo para as redes sociais com foco na divulgação científica. Integrante do grupo de pesquisa “Processos de escolarização, desigualdades sociais e diversidade cultural” e do projeto de pesquisa LIEEB – Repositório de Livros da Educação Especial das Bibliotecas Universitárias. Licenciada e bacharel em Ciências Biológicas pela Universidade Presbiteriana Mackenzie (UPM), com iniciação cientifica em fisiologia renal no Instituto do Coração HC-FMUSP.
ALBUQUERQUE-SILVA, C. O ensino de matemática para surdos nos periódicos especializados: balanço tendencial da produção acadêmico-profissional (1974 -2020). Cadernos de Pós-Graduação, v. 21, p. 68-81, 2022. https://periodicos.uninove.br/cadernosdepos/article/view/20935
ALBUQUERQUE-SILVA, C. Surdez e Escola: Balanço Tendencial da Produção Especializada sobre Ensino de Matemática (1974-2020). In: Reunião Nacional da ANPEd, 2021, Belém. Anais das Reuniões Nacionais da ANPEd. SP: Anped, 2021. v. 40. p. 1-5. http://anais.anped.org.br/sites/default/files/arquivos_27_24.
Profa. Dra. Denise de Amorim Ramos
Doutora em Educação pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo- PUC/SP, na área de concentração em Educação e Ciências Sociais (Pós-EHPS). Mestre em Educação pela Universidade Federal de São Carlos- UFSCar/SP. Graduada em Pedagogia, pela Universidade Federal de São Carlos-UFSCar/SP. É docente na Universidade Federal do Tocantins- UFT/TO, atua nos cursos de Licenciatura e no curso de Pós-graduação Lato sensu em Transtorno do Espectro Autista no âmbito das Tecnologias Digitais – campus de Palmas. Tem experiência na área de Educação, atuando nos seguintes temas: Políticas Educacionais, Formação de Professores, Educação Especial e Educação de Jovens e Adultos.
CARDOSO, MAYKON DHONNES DE OLIVEIRA; LAGARES, ROSILENE; LOPES, ROBSON VILA NOVA; RAMOS, Denise de Amorim. Planejamento, política educacional e autismo: um estudo do plano municipal de educação no território de colinas do Tocantins. Nova Revista Amazônica, v. 10, p. 59, 2022. https://periodicos.ufpa.br/index.php/nra/article/view/13518
LOPES, M. R. P.; RAMOS, Denise de Amorim. Estudos que problematizam a formação inicial, continuada e a educação inclusiva: demandas e possibilidades. In: FRANÇA, George; VELOSO, Gentil: BRITO, George. (Org.). Autismo: Tecnologias para inclusão. 1ed. Palmas, TO: Acadêmica, 2022, p. 277-294.
BOZA, Danubia de Medeiros Bezerra; RAMOS, Denise de Amorim; ARAUJO, H. X. ; OLIVEIRA, Z. N. Autismo: conhecendo as barreiras de acessibilidade numa perspectiva de inclusão tecnológica. In: FRANÇA, George; VELOSO, Gentil; BRITO, George. (Org.). Autismo: Tecnologias para inclusão. 1ed.Palmas, TO: Acadêmica, 2022, v. 1, p. 106-118.
RAMOS, Denise de Amorim; LIMA, E. S. ; CASTRO, F. B. G. ; FEIGES, M. M. F. ; ALVES, M. M. ; JUSTINO, R. . Formação de professores do ensino médio: Organização do Trabalho Pedagógico no Ensino Médio. 1. ed. Curitiba: UFPR/ setor de Educação, 2014. Etapa II, Caderno I, v1. 49p. 1. ed. Curitiba: UFPR/Setor de Educação, 2014. v. 1. 49p.
RAMOS, Denise de Amorim. As propostas para educação no ensino médio no Plano de Governo de 1956-61: os pronunciamentos oficiais e a legislação federal nº 3552/59. In: VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil, 2013, Cuiabá- MT. VII Congresso Brasileiro de História da Educação: Circuitos e Fronteiras da História da Educação no Brasil. Cuiabá, 2013. v. 7.
Profa. Dra. Sirleine Brandão de Souza
Professora da graduação e pós-graduação na Universidade Federal de Minas Gerais, Faculdade de Educação. Doutorado em Educação pelo PEPG em Educação: História, Política, Sociedade – Pontifícia Universidade Católica de São Paulo com Estágio Intercalar de Doutoramento na Universidade de Lisboa, Instituto de Educação, Departamento de História da Educação. (2018). Mestrado em Educação pelo mesmo Programa. (2013). Especialização em Psicopedagogia pela Pontifícia Universidade Católica de São Paulo (2006) e Graduação em Pedagogia pelo Centro Universitário São Camilo (2004). Experiência na área de Educação e Formação de Professores, com ênfase nos seguintes temas: Políticas Públicas de Educação; Educação Especial; Inclusão/exclusão escolar; Escolarização, Diversidade e Desigualdade social; Fracasso Escolar.
BUENO, JOSÉ GERALDO SILVEIRA; SOUZA, Sirleine Brandão de. A Constituição do Campo da Educação Especial Expressa na Revista Brasileira de Educação Especial – Rbee (1992-2017)1. REVISTA BRASILEIRA DE EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 24, p. 33-50, 2018. https://www.scielo.br/j/rbee/a/JmrHLnPBh398ySt7hMr6Z7x/?lang=pt&format=pdf
SOUZA, Sirleine Brandão de. Os Campos Político e Acadêmico e o Discurso Sobre Educação Especial. Educação e Realidade Edição eletrônica, v. 45, p. 1-22, 2020. https://www.scielo.br/j/edreal/a/WNTQJLcRs8YsxcvwhY8xPyb/?lang=pt
SOUZA, Sirleine Brandão de. A deficiência e as concepções que conformam o campo da educação especial: permanências e rupturas em sua identidade. REVISTA EDUCAÇÃO ESPECIAL, v. 34, p. 01-22, 2021. https://periodicos.ufsm.br/educacaoespecial/article/view/66151/pdf
FERRARI, Carla. Cazelato; SOUZA, Sirleine Brandão de . Repositório de livros de educação especial das bibliotecas universitárias – LIEEB: Possibilidades de pesquisa no campo. In: Regina Célia Passos Ribeiro de Campos; Tania Gonçalves Martins; Maria Aparecida Pacheco. (Org.). Inclusão escolar: direito de aprender – Produção científica do II Congresso Mineiro de educação especial e inclusão escolar. 1ed.Curitiba: CRV, 2021, v. 1, p. 00-00.
SOUZA, Sirleine Brandão de; CAZELATO, Carla Ferrari. (Org.). Educação Especial: políticas, pesquisas e práticas. Belo Horizonte: Sarerê, 2022, v. 01. PDF
SOUZA, Sirleine Brandão de. Dos “anormaes” aos deficientes: as bases do pensamento sobre deficiência e a educação especial no Brasil. In: SOUZA, Sirleine Brandão de; CAZELATO, Carla Ferrari. (Org.). Educação Especial: políticas, pesquisas e práticas. 01ed.Belo Horizonte: Sarerê, 2022, v. 01, p. 95-120.
Profa. Dra. Tatiana de Andrade Fulas
FULAS, T.A. A educação dos cegos e a produção de livros táteis. In: BRAGHINI, K.; MUNAKATA; OLIVEIRA, M.A.T. (Org.). Novos diálogos sobre a história da educação dos sentidos e das sensibilidades. São Paulo: EDUC, 2020, p. 397-414. https://www.pucsp.br/educ/livro?id=512
FULAS, T.A. Os Programas do Livro e as políticas públicas de acesso à leitura na perspectiva da Educação Especial. In: BUENO, J.G.S.; BRAGHINI, K.M.Z.; MUNAKATA, K.; MELETTI, S.M.F., FULAS, T.A. (Org.). A produção do conhecimento no campo da Educação Especial. São Paulo: EDUC, 2019, p. 252-284. https://www.pucsp.br/educ/livro?id=500
FULAS, T.A. As políticas públicas de incentivo à leitura de crianças cegas e surdas. Cadernos de Pós-graduação, v. 16, 2017, p. 170-190. https://doi.org/10.5585/cpg.v16n2.7677
Profa. Dra. Viviane Ferrareto da Silva Pires
PIRES, V.F.S. Avaliação diagnóstica nos alunos com baixo rendimento: ações colaborativas entre educação e saúde. In: BUENO, J. G. S.; MUNAKATA, K.; BRAGHINI, K. M. Z.; MELETTI, S. M. F.; FULAS, T. A (Org.). A produção do conhecimento no campo da educação especial. São Paulo, EDUC-Editora da PUC-SP, 2019, p. 166-194. https://www.pucsp.br/educ/livro?id=500
PIRES, V.F.S; SANTOS, K.C.S. Uma nova visão: polo de deficiência visual. In: A educação pública em Santo André. São Paulo: Paco Editorial, 2022. p. 407-422.
PIRES, V.F.S.; BUENO, J.G.S.; SANTOS, N.G. A relação entre o fracasso escolar e a deficiência intelectual: do âmbito nacional ao municipal. In: SOUZA, S. B.; FERRARI, C. C. Educação Especial: políticas, pesquisas e práticas. Belo Horizonte: Sarerê, 2022, p. 14-25.
COLABORADORES
Angélica dos Santos
Dayana Valéria Folster Antonio Schreiber
CV: http://lattes.cnpq.br/4966843690142736
Isabela Beggiato Baccaro
CV: http://lattes.cnpq.br/7067880601219551
Jessica Germano
CV: http://lattes.cnpq.br/6663412118000509
Leia Isidoro Batista
Marcos Henrique Teixeira
Márcia de Souza Lehmkuhl
CV: http://lattes.cnpq.br/6715788351239658
Michelle Melina Gleica Del Pino Nicolau Pereira
CV: http://lattes.cnpq.br/6215981821048360
Mirian Célia Castelain Guebert
CV: http://lattes.cnpq.br/7587002081665911
Natália Gomes dos Santos
CV: http://lattes.cnpq.br/0285421632971107
Nathália Chaves
Pâmela Carolina Martins Tezzele
Silvia Marcia Ferreira Meletti
CV: http://lattes.cnpq.br/4044682958808055
Vinicius Neves de Cabral
CV: http://lattes.cnpq.br/5530322378808905
Viviane Ferrareto da Silva Pires
CV: http://lattes.cnpq.br/8127615741757377